sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Halloween

Olá, pessoas do outro lado da tela!

Hoje o assunto é Halloween, mais conhecido como Dia das Bruxas, mas vocês vão ver que o nome não é tão apropriado, porque o significado não é bem isso...

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.
Repito, VÉSPERA DO DIA DE TODOS OS SANTOS, nada de Dia das Bruxas, esse é o verdadeiro significado.
Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos (levada pelos imigrantes irlandeses, chegou em meados do século XIX os país).

História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. 

*Dica: eu sei que pode parecer besteira, mas relacionem com os filmes e histórias de bruxas e coisa do tipo. Lembrem das lendas de que as bruxas eram queimadas por praticar bruxaria. As pessoas que acreditavam nessa data eram tratadas do mesmo jeito: Perseguidas, torturadas e mortas. ( Nossa, isso foi cruel...) Se isso atrapalhar ao invés de ajudar, esqueçam e continuem lendo, porque tem coisas que saem da minha cabeça que só eu entendo as vezes.

Bom, continuando...

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro). (Pessoa invejosas...hahaha, brincadeira gente, não levem a mal).

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da  influência americana, principalmente pela televisão. Os cursos de língua inglesa também ajudaram a popularizar a festa, pois valorizam e comemoram a data com seus alunos: uma forma de vivenciar  a cultura norte-americana.
Não sei vocês, mas na minha cidade, os alunos menores saem com as turmas de inglês pelas ruas para pedir doces. Eles são tão fofos!

Voltando...

As cores

Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para  sugar suas energias.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween. 

Símbolos do Halloween

Os símbolos do Halloween costumam ser figuras relacionadas à monstros, personagens assustadores e imagens que provocam medo, com exceção (Cara, que palavra difícil...) de algumas, como a abóbora, que aparentemente só serve para enfeite, mas é uma conclusão errada porque tem participação em uma das principais lendas, mas isso vem depois.

Bruxas: As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos.

Gato preto: de acordo com a cultura popular, relacionado ao azar.

Vassoura: é um símbolo do poder feminino, limpa tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas. Também relacionado ao Drácula.

Tem outros:
- Cemitério
- Lua Cheia
- Lobisomem
- Caveira
- Caldeirão da Bruxa
- Caixão
- Aranha Negra
- Túmulo de cemitério
- Múmia
- Caveira com foice (símbolo popular da morte).

E por fim, já que vocês já não aguentam mais ler, a lenda...

A Lenda de Jack o' lantern (Jack da lanterna)

Tem muitas versões da lenda então eu vou mostrar uma longa, que explica tudo e uma curta, que é resumida.

"A longa": 
A lenda do Jack o' lantern surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de "Jack Miserável". Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois que o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack soltou o Diabo, sob a condição de que ele não o incomodaria durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou-o de novo, fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu a Jack que não incomodá-lo por mais de dez anos.
Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, embora chateado com o truque de Jack, tinha de manter sua palavra de não reclamar a alma de Jack, assim não permitiu que este fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e começou a vagar pela Terra desde então. Tempos depois ao nabo foi substituído pela abóbora, pois sua colheita é na mesma época do Halloween. 
Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack O' Lantern" (Por causa da lanterna "improvisada" que ele fez com o nabo e depois, com a abóbora. Mas isso é óbvio e eu não precisava explicar, então... esqueçam).

"A curta": 
Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da história de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu demais. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhara o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas, com o pequeno pedaço de carvão que lhe foi dado,  passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho. (É uma grande diferença entre uma e outra).



Eu espero que tenha ajudado, se tiverem dúvidas mandem um email para o blog no final da pagina.

Acessem: studante14.blogspot.com.br

With love: 
~Nicole~ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário